Preste atenção nos sintomas
Quando enxergamos a depressão apenas como uma grande tristeza que não passa, é fácil enxergarmos esse estado como uma “fraqueza” ou uma sensação passageira, facilmente superável.
Quando uma pessoa próxima conta que está deprimida, muitas vezes nossa reação pode ser de pensar quantas vezes nós a vimos chorando ou desanimada, e se esse não for o caso, questionar se é mesmo verdade. No entanto, estar deprimido é mais do que estar triste e chorar o tempo todo. Às vezes, quem sofre de depressão mostra sintomas que, de acordo com o senso comum, não estão associados à condição, como perda de peso ou insônia. Conhecer os sintomas pode te ajudar na sua escuta empática com a pessoa que está sofrendo e ajudar na sua recuperação.
Também é importante saber que a depressão se caracteriza pelos sintomas se manifestarem consistentemente por um período razoável de tempo, normalmente a partir de duas semanas. Um dia com insônia na semana, ou episódios de desânimo que vêm em dia e vão embora no dia seguinte podem não fazer parte de um quadro depressivo. Também é importante saber enxergar o contexto; um período de tristeza e sintomas depressivos após um acontecimento importante, como uma separação, é normal.
Sintomas de depressão
-
Tristeza;
-
Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
-
Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
-
Mudança de apetite;
-
Ganho ou perda de peso;
-
Insônia;
-
Dormir em excesso;
-
Perda de energia ou fadiga acentuada;
-
Movimentos físicos sem sentido, como apertar as mãos de forma constante e nervosa;
-
Sentir-se sem esperança;
-
Sentir-se culpado;
-
Dificuldades para raciocinar, se concentrar ou tomar decisões;
-
Pensamentos de morte ou suicídio;
-
Irritabilidade, ansiedade e angústia;
-
Necessidade de um grande esforço para fazer coisas que antes eram fáceis;
-
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria;
-
Sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio;
-
Interpretação distorcida e negativa da realidade;
-
Diminuição do desejo e do desempenho sexual;
-
Dores e outros sintomas físicos sem uma causa aparente, como dores de barriga, azia, má digestão, diarréia, prisão de ventre, gases, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito.
Os sintomas da depressão nem sempre são só a tristeza e o desânimo. Eles podem incluir perda de peso, sentimentos de culpa, falta de esperança e irritabilidade.